As armadilhas do “12 x sem juros”

Os brasileiros desafiam o mundo quando afirmam que por aqui o preço à vista é igual ao preço “12x sem Juros”. Mas como isso seria possível?

Para entender esse assunto, vale lembrar que o Brasil é um país onde os juros aplicados ao consumidor estão entre os mais altos do mundo, e que a venda à prazo é a principal fonte de lucro para muitos varejistas. Normalmente, para este tipo de compra, os juros são cobrados e apresentados à parte, compondo junto com o valor financiado, o valor total da dívida. Obviamente a cobrança de juros é justa porque o vendedor não receberá o valor total da compra no momento em que ela for adquirida.

A questão principal é que se o parcelamento traz retorno maior que a venda à vista para o varejista, porque também há o juro embutido, parece óbvio imaginar que a loja prefere receber à prazo. Dessa forma, como estimular o consumidor a aproveitar a oportunidade de parcelar suas compras? A solução está em incluir os juros no preço do produto, e anunciar o preço total já com a taxa agregada. Assim não há como perguntar quanto de juros será cobrado, já que o preço à vista é igual ao preço parcelado em 12 vezes. Como o hábito do consumidor brasileiro não é o de realizar compras pagando o valor único de uma só vez, esta acaba sendo uma solução lucrativa.

Para o consumidor consciente e atento a boas oportunidades, a saída pode ser muito simples, mas às vezes a pressa em realizar a compra e a falta de conhecimento das opções em produtos bancários, não permitem que se opte pelo melhor negócio. Imagine comprar um produto na loja através de um financiamento do tipo CDC (Crédito Direto ao Consumidor) oferecido pelo seu banco, ou ainda um empréstimo pessoal. Certamente a taxa de juros cobrada será muito menor, e pesquisando as melhores opções oferecidas no mercado, a economia será ainda maior. Com a contratação deste tipo de produto bancário, o consumidor realiza a compra do produto na loja e paga de uma só vez, ficando apenas a dívida com o banco, feito sob taxas muito menores.

Se essa poderia ser uma saída tão econômica para o brasileiro, porque não fazemos isso? Porque dá trabalho? Porque ir ao banco é horrível? Ou quem sabe porque seria trabalhoso negociar as taxas com o banco e depois o preço à vista com a loja? São pensamentos assim que nos fazem perder a oportunidade de economizar.

Os varejistas sabem disso tudo, e por isso criaram o 12x sem juros. Faça a consulta de um CDC Outros Bens ou Empréstimo Pessoal no simulador da Negocie Com Seu Banco, e veja que o total a pagar do empréstimo para o preço à vista é muito vantajoso, comparado ao preço de 12x sem juros. Mas ainda tem muita gente que não sabe disso, e é preciso ajudá-los a perceber que com consciência e um pouco de atenção, é sempre possível fazer bons negócios.

Mais lidas