BASE SCR – O Bureau Positivo do Brasil

one-thumb-up-1432406

O brasileiro vem observando inúmeras mudanças nos últimos anos. São estas transformações que demonstram a maturidade atingida pelo Brasil em diversas áreas de desenvolvimento. Dentre elas, certamente podemos destacar o segmento de crédito ao consumidor.

Em primeiro lugar, fica evidente a considerável redução nas taxas de juros para empréstimos e financiamentos, fato decorrente, principalmente, da redução da taxa básica de juros e da criação e aperfeiçoamento de produtos de crédito com garantia, como o Crédito Consignado e a Antecipação de Recebíveis. Entre outros, estas modalidades de crédito foram fundamentais para gerar maior equilíbrio entre taxas de vários produtos.

O passo seguinte, dado em direção ao aperfeiçoamento do mercado de crédito e a um maior poder de negociação do consumidor junto às instituições financeiras, foi a criação do Sistema de Controle de Risco (Base SCR) pelo Banco Central. O sistema é uma base de dados com todas as informações de financiamentos, empréstimos e limites de crédito tomados em instituições financeiras no Brasil, com valores superiores a R$ 1.000,00. Nela estão contidas informações transmitidas mensalmente por todos os bancos e financeiras, conforme resolução 3.658/2008 e mudanças posteriores publicadas na Circular 3.567/2011.

O sistema contém informações de inadimplência e endividamento de todos os cidadãos e empresas do Brasil. Estes dados podem ser acessados pelo próprio Banco Central e instituições financeiras, mediante autorização do consumidor, que é feita no momento de abertura da conta ou na proposta de crédito.

As instituições financeiras já fazem largo uso desta informação em suas decisões de concessão do crédito, e os consumidores também podem visualizar estes dados sobre seus próprios hábitos de consumo destes produtos. Além da curiosidade natural em conhecer as informações disponíveis a seu respeito, é interessante perceber que estes dados podem ser utilizados para demonstrar a sua qualidade como cliente, pois é possível observar toda a situação de inadimplência no mercado financeiro, endividamento e oferta de crédito disponível. Portanto, os consumidores podem usar esta informação oficial para demonstrar o nível de risco que podem trazer, e reivindicar taxas de juros adequadas à sua qualidade enquanto tomadores de crédito.

Para acessar a Base SCR existe um processo formal de cadastramento no Banco Central, pois a informação é sigilosa, conforme exige a legislação brasileira. Este processo está descrito no site do Bacen, e depois de realizado, permite ao consumidor acessar seus próprios dados via internet, através de um login e senha que poderá ser utilizado sempre.

É válido ressaltar a importância desta informação de qualidade do cliente, e das taxas de juros praticadas pelas instituições financeiras para obtenção de vantagens no momento da negociação. Ambas podem ser consideradas duas das principais ferramentas para alcançar melhores condições de taxas de juros nos empréstimos e financiamentos contratados junto aos bancos. A comparação entre as taxas pode ser facilmente obtida através da Negocie Com Seu Banco, onde oferecemos um comparador online e gratuito através do site e do aplicativo.

Mais lidas