Crédito Consignado INSS

retirement-life-1385597-1279x852

Na última parte desta nossa série especial sobre produtos bancários, falamos sobre o Crédito Consignado Privado, onde o funcionário da empresa tem a possibilidade de contratar crédito com juros mais atrativos, e o pagamento das parcelas é descontado diretamente da folha de pagamento. Se bem planejado é um ótimo negócio, não acha?

Agora, falaremos da mesma oportunidade, o Crédito Consignado INSS, direcionado para um público que contribuiu durante muito tempo e que agora não possui mais a conhecida folha de pagamento. Esta modalidade de crédito traz os mesmos atrativos que a versão privada, mas o desconto nesse caso é feito diretamente no pagamento mensal do beneficiário. Ou seja, estamos falando de crédito exclusivo para pensionistas e aposentados pelo INSS.

Conheça as principais características deste tipo de produto:

  • As parcelas são descontadas diretamente do pagamento do benefício, antes que o cliente tenha acesso ao dinheiro;
  • Conforme a lei, o comprometimento da renda da pessoa para contratação de empréstimos deve se restringir a 30%. Portanto, vale verificar se o cliente já possui outros empréstimos que possam comprometer sua margem disponível;
  • O produto pode ser contratado em agências bancárias ou financeiras;
  • O parcelamento do empréstimo não poderá exceder 72 meses;
  • Não é possível fazer a antecipação de parcelas, no entanto, pode-se solicitar a quitação antecipada total do saldo devedor, ou ainda optar pela portabilidade;
  • Para que seja válido, o banco ou financeira deve estar cadastrada no INSS.

Lembrando o primeiro tópico abordado acima, está é uma característica que deve ser sempre levada muito a sério. O beneficiário pode optar pelo empréstimo, mas não pode esquecer que sua renda será automaticamente reduzida, já que passará a receber seu benefício, com o decréscimo valor para o pagamento das parcelas.

Lembre-se que o Crédito Consignado, já é por natureza um produto bancário simples e sem burocracia na hora da contratação. Bancos e financeiras são sempre as melhores opções, já que podem resguardar seus direitos e garantir que receba o crédito da forma mais segura possível. Tendo em mente estas considerações, o Crédito Consignado INSS pode ser uma solução viável para quem precisa de crédito.

Decisão tomada?
Então o pensionista ou aposentado pode facilmente solicitar o extrato do INSS, onde constam informações sobre o benefício recebido, valores, e o mais importante: verificar se possui margem consignável para realizar o empréstimo. Ou seja, se sua margem de 30% para este tipo de produto já não foi comprometida com outros produtos bancários, conforme mencionamos acima. Este extrato pode ser emitido diretamente na agência bancária onde recebe seu pagamento, ou ainda pela internet, acessando o site da Previdência.

Para solicitações online, é solicitado o número do cadastro de beneficiário, que aparece sempre no início do extrato. Se não houver nenhum guardado, basta ligar no telefone 135. É rápido e a ligação é gratuita.

Mais lidas