Pontuações de crédito: Entenda o sistema de Score

pontuacoes-de-credito-entenda-o-sistema-de-score

 

Você em algum momento, ao sentar de frente ao gerente do banco ou em uma concessionária de veículos, enquanto aguarda que sua solicitação de financiamento seja aprovada, já parou para pensar de que forma esta decisão é tomada? Ou então, de que maneira financeiras e bancos chegam à conclusão de que você é ou não merecedor do crédito? Se você acha que a aprovação do seu crédito se deve apenas a análise de restrições do seu nome no mercado, saiba que existem outras inúmeras informações relativas ao seu comportamento de consumo que podem influenciar muito.

Pontuação de Score

A pontuação de Score, normalmente um número que varia entre 000 e 1000, é utilizada para auxiliar na decisão de concessão de crédito. O uso da pontuação de Score é comum desde a década de 30. Nos mercados norte americano, europeu e brasileiro, a grande maioria dos bancos passou a adotar o sistema de pontuação para avaliar a situação atual de determinado cliente.

Da mesma forma que bancos e outras instituições se utilizam deste tipo de avaliação para mensurar seu comportamento enquanto consumidor, e lhe permitir também maiores ou menores taxas de juros, você enquanto cliente deve se utilizar das mesmas informações para negociar suas condições. Bancos não tem interesse em perder clientes. Tendo isso em mente, compreenda que seu Score pode ser uma ferramenta importante para conseguir melhores taxas e boas condições de aprovação de crédito.

Mais lidas