Por que os bancos cobram anuidade do Cartão de Crédito?

 

Para que as contas de bancos e empresas emissoras de cartões de crédito fechem no final do mês, o trabalho não é tão fácil como muita gente pensa. Administrar os custos que envolvem toda a operação de um cartão de crédito é difícil, já que no Brasil os serviços de tecnologia, cobrança e correspondência são muito caros. Além disso, ainda é preciso que estas instituições controlem o nível de inadimplência de seus clientes, conforme já abordamos no artigo “Por que o cartão de crédito custa tão caro?“.

Vem daí a razão para as taxas de anuidade serem cobradas. O cliente paga para ter o produto cartão de crédito da mesma forma que paga para ter outro produto e serviço qualquer. Você paga, mas em troca recebe vantagens e facilidades que consumidores conscientes sabem aproveitar muito bem.

Para facilitar a vida do consumidor brasileiro, listamos as principais características que tornam o cartão de crédito uma ferramenta atraente, se você souber tirar proveito do que ele lhe oferece:

1. Segurança para realizar compras sem dinheiro em papel moeda;

2. A praticidade que uma fatura pode trazer para o seu controle orçamentário, pois grande parte do seu gasto mensal, principalmente pequenas compras, ficam discriminadas.

3. Possibilidade de realizar compras parceladas utilizando o cartão, que é muito mais prático do que utilizar cheques pré-datados;

4. Cartões adicionais à sua família, evitando a necessidade de entregar dinheiro em espécie, e permitindo atribuir um limite mensal. Além da segurança e praticidade que isso traz, novamente vem a questão do controle de gastos familiares, que deve ser sempre uma preocupação;

5. Programas de milhagem e pontuação em clubes de fidelidade.

Tudo isso são vantagens, as vezes difíceis de colocar na ponta do lápis, mas estes benefícios podem tornar muito mais cômoda a vida do consumidor, e tudo isso tem valor.

Existem poucas opções de produtos que podem acumular tantos serviços juntos. Mas cuidado, a comodidade tem seu preço. O segredo é avaliar o custo cobrado e os benefícios que você de fato vai usar. Possibilidades existem, mas como sempre precisam ser planejadas, com moderação e consciência.

Não deixe de negociar a anuidade cobrada pelo seu banco. Ligue na Central de Atendimento, e negocie. O banco cobra o valor integral da anuidade na fatura. Pra quem liga em busca de negociação, sempre tem um ótimo desconto, ou ainda a possibilidade de anuidade zero.

Mais lidas